terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Viver à pressa!


Se tivesse que caracterizar a nossa sociedade com uma palavra, essa palavra seria "pressa".
Vivemos na sociedade do "agora não posso que tenho pressa". Pressa para apanhar o transporte, pressa para o emprego ou para as aulas, pressa para a consulta, pressa para o almoço, pressa para ir dormir porque senão na manhã seguinte atrasamo-nos a acordar e temos que fazer tudo à pressa!
Mas nós nem paramos um bocado para pensar. Vamos tendo pressa e vamos chegando mais ou menos atrasados consoante a quantidade de pressa desse dia.
E os dias vão passando apressadamente. E as semanas que os acolhem. E os meses formados por estas... E os anos formados por todos.
Com tanta pressa que a sociedade nos impõe, vamos perdendo montanhas de detalhes, de momentos simples que dão um colorido especial à nossa vida monótona. Não ligamos nenhuma às cores do céu matutino de dias solarengos, não reparamos nos belos olhos verdes daquela rapariga (ou rapaz consoante os gostos) que todas as manhãs apanha o mesmo autocarro que nós, não reparamos sequer no bom que é simplesmente estarmos vivos.
O ideal seria mesmo vivermos sem pressa. Viver pelo prazer de viver. Saborear a viagem como bem entendessemos.
Mas como a sociedade "pressa" não nos deixa viver assim, e nem todos temos coragem ou disposição de largar tudo e ir viver para algum lugar remoto do planeta, para nos dedicarmos à contemplação (sim...eu já não vivo sem a confusão da cidade também!), ao menos podiamos dar uma cor diferente às nossas vidas com simplesmente termos um bocadinho menos de pressa.
O que acham? Pela parte que me toca, quero mesmo ver se há alguma rapariga de olhos verdes estonteantes a apanhar todos os dias o autocarro comigo!

P.S: A cor dos olhos é meramente estilistica no texto e não tem que ser levada à letra. Vou reparar em quaisquer outros olhos cuja dona me roube a pressa=)


Imagem - infelizmente desconhecida

4 comentários:

Anônimo disse...

Tenho de ver se estou atenta a algum rapaz que ande por aí a olhar profundamente para os olhos das meninas. Sem pressa

Dehdeh disse...

E ainda dizem que viver nos montes é mau...
Ao menos aqui não vivemos com pressas. Tudo é feito calmamente.
Nunca vou cnseguir entender o porquê de tanta pressa.
Não fui feita a pressa :P

Paty disse...

Lá está... o melhor, o bom, advêm sempre das pequeninas coisas, daqueles pormenores que nos acompanham ou que captamos ou que poderíamos captar... bom é não os deixar escapar...
aproveita a deixa para a próxima rapariga de olhos verdes que te aparecer à frente =P

Ana Patrícia

Anônimo disse...

Sinceramente, os olhos não são o que me salta mais á vista... embora os aprecie bastante. Há muitos detalhes que não apreciamos o suficiente e é pena... Há outros detalhes que nos arrependemos de ter notado (o Marreco). Enfim a vida é curta e deveriamos aproveita-la melhor :)

Anubis