terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Sonhos


São pedaços de nós aos quais raramente damos a devida atenção. São como pequenos filmes: de terror, romance ou até mesmo de géneros tão experimentais que nem os sabemos bem classificar.
Cada sonho é um mundo onde nos podemos perder e encontrar, onde podemos ser reis, imperadores supremos dos nossos mundos privados.
É certo que não sonhamos o que queremos, e que muitas vezes, quando temos um sonho agradável, não nos lembramos dos detalhes que o tornaram tão especial: apenas temos uma ligeira sensação de leveza de espírito ao acordar.
Mas imaginemos por um momento que, sempre que nos deitamos e começamos a sonhar, nos aparece um menú (como nos DVDs) que nos permite escolher o tipo de sonho que queremos ter. Como seria? Talvez isto levasse o negócio dos psicólogos e psiquiatras à falência, porque as pessoas começaríam a ultrapassar as suas frustrações e a realizar os seus desejos nos sonhos. Talvez houvesse menos violência dentro das pessoas, porque a raiva se poderia descarregar frente a um inimigo real ou imaginário no sonho. Assim, na manhã seguinte, quando entrássemos no trabalho poderíamos dizer, de sorriso bem rasgado e sincero, "Bom dia!" àquele colega que, se a estupidez pagasse imposto, já estaria preso por fuga ao fisco.
Aposto que as empresas farmacêuticas sonham também com o dia em que isto seja possivel: imaginem só o disparo de vendas que os comprimidos para dormir não iriam ter...
É espantoso como algo tão "insignificante" como são os sonhos nas nossas vidas, poderia mudar completamente o nosso cotidiano.
Infelizmente, temos que nos contentar com os sonhos que nos calham cada noite. O único que podemos fazer é tentar transformar a nossa vida num sonho e vivê-la como os nossos sonhos nos ensinam.
Bem... sejamos realistas. Tudo o que foi escrito aqui não passa de um sonho, ou de um delírio meu é certo. Mas quem sabe? Há sonhos que se tornam realidade se os desejarmos com muita força.

"O sonho comanda a vida!"


Imagem - Constelación: Despertando al amanecer
Joan Miró 1944

Um comentário:

laurelio disse...

Ha gente que diz q os sonhos sao mejores q as vivencias o ate q as vivencias decepcionan comparadas aos sonhos mas alguem sonhou com um sabor o com um aroma?!? a vida é sentir mas temos 5 sentidos completos d viver nao so amor ou tristeza.. quem nao sonhou com uma serpente mas ninguem sentiu uma, a mais vida alem d o cabeça, e so fechar os olhos e sentir, o olor do mar, o tacto da areia... isso nao aparece nun sonho