quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Kismet, Hardy


"kismet, Hardy" foram, segundo a crença popular, as ultimas palavras de Lord Nelson. Embora não passe de um mito, não deixa de ser um facto interessante o povo inglês da época ter posto a palavra kismet (destino) na boca do seu heroi nos seus últimos momentos.
"Foi o destino", pensaram todos. Lord Nelson, almirante da real marinha britânica, que tantas vitórias deu à Coroa (incluindo a vitória em Trafalgar contra todas as probabilidades, onde viria a morrer) não podia ser um homem que cometesse erros. O destino foi o culpado da sua morte. Tinha que ser... Assim estava escrito... Nada havia a fazer...
Custa muito admitir que os nossos herós também falham. Custa mais ainda admitir que nós próprios também falhamos.
O nosso Destino é, portanto, culpado da maioria das coisas más que nos acontecem. Porque nós não temos nunca a culpa... Foi o Destino que assim quis. E depois queixamo-nos, amaldiçoamos o Céu e a Terra pelo nosso malvado fado que nos atormenta e não nos deixa seguir adiante.
De nada adiantam estas maldições. Nunca nos fazem sentir melhor. Os problemas continuam lá muito depois de nos cansarmos de praguejar.
Na minha opinião, deviamos esquecer o Destino. Deviamos sim ter força para aceitar os obstáculos que a vida nos apresenta, coragem para os enfrentar e humildade para aceitar aqueles que, simplesmente, não podemos vencer.

Quanto ao "kismet" de Lord Nelson... Bem, no dia 21 de Outubro de 1805, Lord Nelson preparou-se para o combate contra a armada franco-espanhola, vestindo a sua farda de gala com todas as suas medalhas e condecorações. Quando o Victory de Lord Nelson ficou ao alcance dos atiradores do franco espanhol Redoutable começaram os disparos de ambas partes. Os alvos preferenciais eram sempre oficiais de altas patentes. Nelson foi baleado durante este encontro.

Destino ou indumentária incorrecta para a ocasião?



Gracias Lauri

Imagem - Capitão Horatio Nelson
John Francis Rigaud 1781

Um comentário:

Dehdeh disse...

Sempre te disse que darias um excelente professor de história :D